O que fazer após os excessos do carnaval?

Exercicío e Nutrição– Suco de limão, maçã, gengibre, gelinho de couve, hortelã em uma batida “funcional” para “desintoxicar”? “Malhar” por horas seguidas? Cortar o glútene a lactose? Zero ou low carbs? E assim vai…
Certamente muitas pessoas estarão a recorrer a um desses métodos na tentativa de recuperar o prejuízo dos excessos cometidos no carnaval! Vale a pena lembrar que qualquer dieta da moda não propõe uma real reeducação alimentar e que milagres para perda de peso não existem. Se sua dieta é temporária, seus resultados também serão! Se você “malha” de vez em quando ao invés de treinar, também não pode exigir do corpo resultado a altura! Gastar mais do que você ganha é exatamente o que você deve fazer para emagrecer! Não é a toa que escolhi trabalhar com a nutrição aplicada aos esportes e atividade física. Não há cápsula mais termogênica que “suar” a camisa! Quanto mais regular, mais eficaz a queima das gorduras. Mas a nutrição precisa estar sincronizada a alta demanda energética de se fazer exercícios físicos regulares. Um bom nutricionista não proíbe alimentos, e sim mostra as melhores opções dentro das suas preferências, sua realidade diária, seu bolso, seus objetivos (ou seja, não há situações do momento e sim situações que podem ser úteis para sua vida)! Aí você terá adesão, e o tempo te trará resultados concretos, reais, seguros!
Aprenda:
Toda nutrição saudável é funcional! Então nutricionistas prezam por fornecer cardápios com nutrientes combinados por meio de alimentos saudáveis. A American Dietetic Association classifica todos alimentos como funcionais em algum nível fisiológico pois contêm nutrientes ou outras substâncias que fornecem energia, mantém o crescimento e/ou reparo de processos vitais.
Mas e aí, quais as melhores opções?
1) Opte pelo suco “detox”, se você gosta do seu sabor, é fácil fazê-lo em seu dia a dia, é prático para você! Caso contrário, 5 porções de frutas e vegetais ao dia farão o mesmo efeito funcional desde que consumidos regularmente. As orgânicas verdadeiramente são mais saudáveis, mas nem sempre temos acesso às mesmas! Esteja certo que ao comer em restaurantes por quilo terá variedade superior de vegetais crus ou cozidos (sem tempero) do buffet do que se almoçasse em sua casa. Aproveite esta situação para almoçar saudável! Opte pela metade do prato com o mínimo de 3 cores associadas. Um quarto ficará para a boa combinação do arroz com feijão e o outro quarto para uma carne magra (preferencialmente as brancas, sempre grelhadas, assadas e cozidas). Após os excessos do carnaval evite o consumo de carnes vermelhas em especial à noite!
2) Abuse da ingestão de água ao longo do dia, isso sim ajuda a limpar o corpo!
3) Deixe de lado a ingestão de doces! O açúcar que necessitamos está presente nos cereais e frutas! Verdadeiramente, quem abusou da comida pesada e bebidas alcoólicas no carnaval pode evitá-las na quaresma em especial.
4) Ficar muitas horas sem se alimentar só vai favorecer deslizes e compulsões por doces nas refeições subsequentes! Coma em intervalos regulares de acordo com os horários do seu trabalho, combinando os alimentos de maneira adequada (um nutri saberá fazer isso com você)
5) Adote metas e objetivos, mas estabeleça algo que consiga manter, incluindo os fins de semana! Nada adiantará alguns dias rígidos e o restante errado novamente. O desafio é conciliar dieta ao seu esquema de treinos regulares! Se um ou outro ficar em demasiado ou em déficit acarretará em desequilíbrio e recaídas! Um dia de cada vez! Não deixe a ansiedade te atropelar! Faça projetos que sejam mantidos para sua vida e seja mais feliz!

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *