MGTV “Suplementos podem ser usados sem prejudicar a saúde”

Anvisa anda priobindo a comercialização de alguns produtos! Quem trabalha na área deve acompanhar com frequência como nosso órgão fiscalizador está intervindo. Independente se há concordância/coerência há que respeitarmos pois produtos comercializados/importados para o Brasil devem seguir as normas da legislação do país. Cabe a mim profissional em nut.esportiva a capacidade técnica da prescrição,recomendar marcas, momento, formas de uso, quantidades, qualidade enfim a responsabilidade integral sobre a prescrição ainda que os suplementos sejam vendidos sem necessidade de retenção de receita oque poderia intimidar o uso indiscriminado! Há que desmistificar o uso desses produtos pois a indústria SÉRIA investe não só em marketing mas para o desenvolvimento de produtos que podem realmente atender a premissa básica da nutricaoesportiva: melhorar desempenho!Mas não basta apenas investir num consumo de um bom suplemento! Há que se ter demanda para o uso e pra isso treinar regularmente, por tempo considerável para ver a necessidade. Acima de tudo ter base alimentar extremamente saudável afinal são NUTRIENTES que precisamos, individualmente em hora, fase do treino e momentos do dia, independente se vieram da alimentação convencional ou de suplementos. Somente nutricionistas e médicos da área esportiva saberão qual a necessidade e prescrição individual, muitas vezes longe de ser a determinada nos rótulos. Saúde deve estar acima de tudo e antes que alguém fale por exemplo q seu wheyprotein ou multivitaminas estão sobrecarregando seus rins e fígado pense antes se não seria um comportamento alimentar diário errado com a ingestão associada destes produtos e bebidas alcoólicas, doces… que dirá aqueles que insistem em tomar suplementos sendo sedentários! Não há milagres e se quer melhorar desempenho faça por onde: coma certo, treine e receba a orientação profissional para garantir a distribuição dos nutrientes em seu dia, para a fase do treino e competição e suas preferências dietéticas, afinal nutrição tem que ser com prazer, para vida!  Seja feliz!

Matéria veiculada em 04/06/2015
Matéria veiculada no MGTV 1a edição

Matéria veiculada no MGTV 1a edição

Assista o video na íntegra: http://globotv.globo.com/rede-globo/mgtv-1a-edicao/t/edicoes/v/suplementos-de-vitaminas-podem-ser-usados-sem-prejudicar-a-saude-diz-nutricionista/4229525/

 

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para MGTV “Suplementos podem ser usados sem prejudicar a saúde”

  1. Tatiana Senna Vilela disse:

    Ótimo texto, ótima profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *