Prefiro suco… mas qual?

Duvida de muitas pessoas que são adeptas dos sucos quais opções escolher:

  1. Natural: sempre a melhor opção pois é garantia da concentração máxima da fruta in natura; devem ser tomados logo após o preparo e preferencialmente consumidos sem adição de açucar ou adoçantes; aos diabéticos e pessoas em emagrecimento muita atenção pois concentram calorias pela presença do açucar natural da fruta. sucos 1 copo de suco de laranja (240ml) = 150Kcal = 24g de açúcar! 1 unidade de maçã (fruta) = apenas 10g de açucar.
  2. Polpas ou frutas congeladas: são alternativas mais práticas e opções seguras de preservação dos nutrientes, mas também devem ser consumidos após o preparo.
  3. Integrais/concentrados: Os integrais de uva concentram suas calorias com açucares advindos da própria fruta. Não diferente dos naturais 200mL = 120 a 140Kcal (~30g de açucar); Porém se conservam mais tempo nas garrafas por conterem conservantes (benzoato de sódio); os concentrados (que recomenda-se diluir em água) ainda cabam por ter além de conservadores, a presença de acidulantes (Vit C), aroma natural, estabilizantes (goma xantana)
  4. “Caixinha”: sao processados na tecnologia altíssima temperatura (UHT) garantindo a presença de nutrientes e evita adição de corantes e aromatizantes, mas também contêm acidulantes para evitar oxidação.Contem em torno de 30 a 50% da fruta. Se houver microfuros na embalagem em qualquer fase do processamento e armazenamento pode propiciar deterioração, crescimento de bactérias e bolores, por isso sempre vale sacudir a caixa antes do consumo e antes de beber observar o aspecto em uma pequena quantidade no copo. Atenção à validade em especial para mães que incluem nas merendeiras as caixinhas individuais para suas crianças! Confira na escola se há como armazenar refrigerado até a hora do lanche da criança e opte por sucos de caixinha apenas para situações em que não pode ser oferecido a versão natural. Evite a compra de caixa 1L para família, isso fará com que o consumo em casa seja maior. As versões comuns são adicionadas de açúcar em demasiado então leia a informação nutricional da embalagem para saber quantos % representa de açucar natural da fruta ou adicionado. * O ideal durante o dia é a ingestão de 10% de açucar das calorias totais de uma dieta, ou seja, baseado numa dieta de 2000Kcal, o maximo a ser ingerido por dia de açúcar seriam 50g (= 10 sachês de açúcar individuais, típicos oferecidos em restaurantes). Assim, ao ingerir sucos de caixinha ao longo de um dia essa cota de açúcar ingerida pode passar facilmente (se pensarmos que cada copo pode oferecer em torno de 20 a 30g de açucar). O ideal para os adultos seria usar as versões lights mas ainda assim o consumo em excesso destes não é recomendado. acucar no suco de laranja
  5. Sucos em pó (será que podem ser chamados de sucos mesmo?): são usados pela rapidez no preparo e praticidade mas em geral têm apenas 1% de fruta desidratada, ou seja, praticamente são compostos de açúcares e componentes químicos desde corantes sintéticos, alguns até cancerígenos (caramelo IV). O marketing pode nos fazer acreditar que são opções melhoradas nutricionalmente por ser enriquecidos com algumas vitaminas e minerais mas não são comparáveis a qualquer uma das opções anteriores.
  6. Recomendacões gerais: a) ao invés de sucos, prefira sempre a fruta ao natural (são mais baratas, frescas, e preservam mais nutrientes); qto mais cedo acostumar seus filhos a experimentá-las, mais facil aceitação dado que pela acidez natural, e textura há que se insistir nas varias opções para virar hábito! Pais que não comem frutas, não terão filhos que as consomem. Disponibilize fruteiras para estimular o visual pelo alimento fresco em casa! Valorize a importância de se comer frutas e vegetais ! (o ideal segundo OMS é o consumo de 400g diários desses alimentos); b) ao invés dos sucos, prefira ÁGUA! c) prefira, sempre que possível frutas orgânicas! d) Lembre-se que a adoção de um estilo de vida saudável não se dá apenas pelo consumo de frutas ou sucos, mas sim pela alimentação adequada à prática regular de exercícios fisicos!

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *