Primeiro dia de 2016: a consciência pesou pelos excessos da virada? E aí?

Expectativas, bons sentimentos e boas intenções são desejos de nós todos sempre que se inicia um novo ano! Entretanto, exageramos um pouco nas comemorações, não só com as comidas mas em especial no consumo de bebidas alcoólicas. Aí somos inundados por um sentimento de culpa seguido de promessas para parar de beber, reduzir o consumo ao menos até o próximo feriado, no caso vem aí o carnaval (outra festa que exageramos)! dor na consciencia

Já sabemos que após os excessos nada como um dia de descanso e muita água para ajudar na recuperação!

A seguir compartilho outras informações que poderão ajudá-lo(a) a cumprir suas metas, dentre elas reduzir o consumo das bebidas para melhor saúde e amenizar seus impactos na composição corporal:

1) Acreditar que uma bebida pode contribuir com menos prejuízos que outra é um mito!  O que determinará o conteúdo calórico é o teor alcoólico da mesma! Por isso há que se controlar a quantidade e frequência sempre!

teor alcoolico das bebidas                 UOL noticias – 2012

2) Não beba para “aliviar” o estresse ou como forma de recompensa após um dia difícil. Não beba sozinho! Ainda que em pequenas quantidades uma bebida não possa surtir efeitos negativos (do contrário sabe-se que vinhos podem até prevenir doenças do coração), evite consumir sem um motivo muito especial, ainda mais se está querendo ter mudanças na composição corporal.

Quanto?

-Para mulheres, é considerado seguro consumir no máximo 1 dose de álcool por dia (ou 2 em uma ocasião especial), mas não todos os dias da semana e no máximo 7 doses por semana (não de uma vez); – Para homens, o limite é de 2 doses por dia (ou 4 em uma ocasião especial), mas não todos os dias da semana e no máximo 14 doses por semana (não de uma vez).

3) Sempre que chegar em uma festa ou bar, que sabe que terá bebida alcoólica, opte em iniciar com água e mantenha uma garrafa sempre à mesa. A intenção é de fato reduzir o consumo de álcool. Ao invés de levar à boca bebida alcoólica o tempo todo, alterne com vários goles de água. Além de reduzir a ingestão calórica, minimizará os possíveis efeitos da ressaca no dia seguinte além de se controlar no evento para nenhum vexame.

4) Sempre coma antes de sair de casa (mas opte por uma prato saudável) já que se for beber, a ingestão calórica já será maior. Uma sopa ou um sanduiche leve, uma shake de leite com frutas e cereal, uma salada com grelhado leve. Pense que se puder evitar o consumo dos acompanhamentos junto da bebida amenizará as calorias. Veja: se cada lata de cerveja tem 150Kcal em média, reflita sobre o consumo de 10 latas (p.ex.: 5 num evento na sexta feira e 5 no dia seguinte num almoço em família), teremos a ingestão vinda apenas da cerveja de 1500Kcal!!! Se vier os acompanhamentos junto ou uma festa de aniversário com salgadinhos e doces certamente a ingestão mínima de 2000Kcal ocorrerá num típico fim de semana. Para se queimar isso depois é sofrido… não haverá cápsulas milagrosas! Atividade física regular poderá amenizar os efeitos deste excesso, assim mesmo se contabilizamos a prática em si, minimamente para driblar essas 2000Kcal haveria necessidade de um déficit diário de 400Kcal/dia (5 dias da semana) apenas para “pagar” os prejuízos provenientes da bebida e comida excedidos no fim de semana!

6) Se quer reduzir a ingestão da bebida, não compartilhe esta ideia com uma turma que não tem o mesmo foco. Esta é uma decisão SUA e por isso deverá esforçar-se para cumpri-la.  A força de vontade é o 1o passo para mudança do hábito mas o foco deve ser dado para as mudanças a longo prazo. Busque pequenos sucessos – um após o outro. Para isso estabeleça metas e prioridades. Quais as vantagens e desvantagens em parar ou reduzir o consumo em sua vida? Acha que pode reduzir o consumo e antes de sair de casa determinar uma cota pessoal? P.ex. se o consumo médio numa saída são de 6 cervejas, que tal reduzir para metade?

7) Trocar uma bebida por outra só vale a pena se conseguir reduzir a ingestão. Trocar a cerveja por whisky só terá menos calorias se conseguir ingerir uma dose, dado que o teor alcoólico do whisky é muito maior e desta maneira tem muitas calorias. Entretanto por ser mais forte, ao ingerir com água e muito gelo poderá lhe auxiliar no consumo de menor quantidade. A cerveja ou chop tem o inconveniente da quantidade. Em geral senta-se num bar e bebe-se por horas! Isso tem que ser revisto!

8) Tenha estímulos que o mantenham motivado em suas prioridades. A prática de atividade física regular junto com alimentação saudável são os estímulos mais fortes para mudança da sua composição corporal e melhor saúde. Não haverá suplementos ou medicamentos que poderão te trazer tantos benefícios quanto estes fatores do estilo de vida! A introdução ou manutenção da prática regular trás motivação para buscar a alimentação mais saudável que trará motivação para beber menos na semana.  Não há mudança de comportamento sem incentivos para isso.

9) Evite boicoitar-se. Manter o foco em objetivos abstratos mais do que em ações concretas. P.ex.: Abstrato: Ficar em forma. Concreto: Caminhar 15 min hoje.

10) Quem tem intenção em conhecer se seu consumo de bebida alcoólica pode estar sendo prejudicial, e deseja reduzi-lo ou parar, recomendo entrar no site Informálcool Brasil . Trata-se de um site interativo desenvolvido em 2012 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltado principalmente para pessoas que fazem uso de risco do álcool.

Dra Janaina Goston

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Primeiro dia de 2016: a consciência pesou pelos excessos da virada? E aí?

  1. Você escreve muito bem, gostei demais desse artigo.

    Posso citar como referência em um que estou escrevendo para meu blog pessoal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *