“Diet detox” = “desintoxicação”? Será mesmo Dra???

Compartilho esta fantástica entrevista publicada na Revista Super Interessante – Abril 2015 com o professor emérito da Universidade de Exeter (Reino Unido; University of Exeter), o médico Edzard Ernst, autor de 48 livros e mais de 1.000 artigos científicos, um dos maiores especialistas mundiais em medicina alternativa.

Suco_detox

Veja os principais pontos que ele aborda sobre dietas “detox”:

1)…defensores das dietas “detox” dizem que eliminam toxinas que vão se acumulando no organismo quando nós comemos errado”

“As pessoas que fazem afirmações desse tipo não conseguem nem nomear as toxinas a que se referem. As toxinas têm nomes? Então, os promotores do detox precisariam mencioná-los!”

2) Chá verde rico em catequinas, ômega 3 anti-inflamatórios, ou seja, “comidas” como essas não ajudam a limpar as toxinas do corpo? 

“Claro que componentes naturais têm efeitos, mas eles não se devem à eliminação de toxinas. São ações  anti-inflamatórias e antioxidantes, não têm nada a ver com desintoxicação. Fígado, pulmões, rins, intestinos e pele já fazem um trabalho perfeito na eliminação das toxinas. Uma dieta detox não vai fazer um trabalho que já é perfeito ficar melhor”.

3) E quanto a ioga, massagens, máscaras e coisas do tipo? Elas também são inúteis para desintoxicar o organismo? 

“A ioga e as massagens podem funcionar de outras maneiras. No tratamento de dor nas costas, por exemplo. Mas elas não eliminam toxinas.”

4) Existe algum método sério, cientificamente comprovado, de desintoxicar o organismo?

“Se a pessoa é viciada em drogas, sim. Nesse caso, ela precisa de uma desintoxicação adequada – um tratamento que gradualmente a torne menos dependente daquelas substâncias. É assim que o termo “detox” é usado na medicina convencional.”

5) Na prática, o que acontece conosco quando fazemos dieta detox de 7 dias? Isso pode prejudicar a saúde?

“O principal é que perdemos dinheiro, caindo num charlatanismo vendido por pessoas que só estão dispostas a faturar”… “essas dietas provocam uma ilusão…de que todos os nossos excessos podem ser equilibrados com alguns dias de “detox”!!!”

6) Se não existe dieta detox, qual o caminho para se manter saudável?

“Se alimentar de forma saudável, ingerindo uma dieta variada e equilibrada, evitar comer e beber demais. Dormir e descansar o suficiente e fugir desse charlatanismo detox – que não tem comprovação científica, mas tem sido altamente promovido em revistas, programas de TV e na internet”.

Leia a matéria na íntegra!

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *