Tudo é questão da escolha que faz. Veja e compare!

tipos de paes

Se tá na moda, pega! Quem diria que a “idosa” iguaria tupiniquim e conhecida “fécula de mandioca, goma, povilho doce” seria motivo de encher a boca do povo para falar: “troquei o pão pela tapioca porque não tem glúten” !!! E daí???

Antes de torcer o nariz para o pãozinho francês, leia os ingredientes, compare os nutrientes e faça a escolha certa para VOCÊ!

Quando chega as 17h e bate aquela fome, algumas pessoas querem comer o pãozinho francês com café, outras optariam pela tapioca com um suco, há os que preferem as torradas com chá e aqueles que desejariam variar todos os dias com uma destas opções para não correr o risco de comer a mesma coisa sempre e enjoar (por isso incluí 7 opções para montar seu lanche).

  1. Olhar os ingredientes dos produtos industrializados é fundamental. A maioria dos pães tem como 1o ingrediente a farinha de trigo enriquecida. Logo recomenda-se optar pelas marcas que declaram como 1o item a farinha de trigo integral. O mesmo vale para raps, torradas etc. Agora se deseja excluir o glúten, a tapioca nestes exemplos é a 1a opção mas prefiro que faça a escolha da mesma por gosto/paladar! Ao optar por tudo sem glúten, assuma e mantenha seu estilo com a certeza de que não sofrerá. Isso implicará em manter-se sem gluten de 2a a 2a, mês a mês, ano a ano. Nada de ficar restrito ao gluten durante a semana e no fim de semana tomar litros de cerveja e deslizar com a dieta “normal”!
  2. Compare os nutrientes daquilo que gosta. Ao comparar as calorias veja que são bem semelhantes entre si (media 120Kcal). Aí é decidir se prefere comer 2 bisnaguinhas ou 3 torradas a um pãozinho francês! Mas se deseja reduzir o consumo de sódio em seu dia, o pão francês não deveria ser a escolha, talvez a tapioca. Quanto a presença de fibras, o pão com farinha 100% integral seria a escolha. Mas saiba que precisamos consumir em torno de 25 a 30g de fibra. Por isso, não basta pães integrais no seu dia. Frutas, vegetais e cereais integrais são fundamentais para atender esta recomendação. Se deseja alguma opção com menos gordura, em especial as saturadas, raps e bisnaguinhas deveriam passar longe…
  3. Se gosta de todas estas opções, excelente! Variar é sempre melhor se deseja sustentar um hábito alimentar saudavel para sua vida. Mais do que condenar o pãozinho francês, faça a escolha certa do recheio que complementará a opção escolhida. Ao comer o pão com manteiga você só estará inserindo gorduras. Do contrário ao recheá-lo com uma fonte de proteinas magras (p.ex. cottage com frango desfiado e vegetais) manterá não só baixo teor de gorduras como alto valor protéico. Este raciocinio valerá para tapioca, raps, torradas etc!
  4. O horário que se come, bem como as quantidades consumidas também são pontos importantes. Um ou dois pãezinhos não te prejudicarão desde que saiba como consumi-los (recheios, momentos etc)  e se tem gasto energético diário, em especial por meio da prática regular de exercícios físicos. Não tenha medo de comer…tenha medo de comer sem gastar!
  5. Faça a escolha mediante seu gosto/paladar, objetivos pessoais, prática de exercício físico, etc. Seu nutricionista quem lhe auxiliará no cálculo do plano alimentar e melhor escolha para você! Não se esqueça: antes de fazer sua escolha pelos alimentos que estão na moda, ou que seu amigo está usando ou que acha ser melhor, busque informação com quem entende de composição de alimentos, ou seja, o nutricionista. Faça a escolha do que seja melhor para você, sua rotina de vida, trabalho, treinos, seu bolso e preferência dietética. É possível ser saudável e feliz comendo qualquer uma dessas opções!

Dra. Janaina Goston

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *