Tudo vai depender da sua escolha! Compare!

Escolhas inteligentes nem sempre são por meio da diferença calórica entre os alimentos. Veja nos exemplos a seguir como lanchinhos com a mesma calorias entre eles, podem ter composição bem diferente.

sanduiche pao de queijo e biscoito

Muitas vezes, ao invés de planejar levar um sanduíche saudável, algumas pessoas optam por algo mais prático como o nosso queridinho patrimônio cultural de minas (pãozinho de queijo, uai) ou uns biscoitinhos disponíveis em seu trabalho que você até tenta amenizar o complemento levando seu requeijão light ao invés da margarina disponível. Mas e aí? Será que está fazendo escolhas alimentares inteligentes?

Ao analisar os 3 lanches verá que todos apresentam calorias e quantidades de carboidratos semelhantes. Diferente do que muitos pensam, o pão nem sempre é o vilão. Veja que vale mais se organizar para levar um sanduíche cujo volume é maior, o recheio é mais saudável e ainda pode incrementá-lo com mais vegetais (aumentando volume, fibras e vitaminas/minerais) do que “despistar” a fome com uns paezinhos de queijo ou biscoitinhos práticos disponíveis no seu trabalho.

Ao analisar o conteúdo de proteína e gorduras de ambos (pão de queijo e cream cracker com requeijão) verá que com menor volume (pois dificilmente conseguirá comer apenas 4 pãezinhos ou apenas 5 biscoitos com pouco requeijão) estará ingerindo muito menos proteínas e mais que o dobro de gorduras que se optasse em levar todo dia um sanduiche para seu lanche da tarde (que pode até ter variações de proteínas, como por exemplo o atum, bem como cores vindas dos diferentes vegetais que temos como couve, rucula, alface, champignhon, cebola, beterrada crua etc). Muitas vezes com receio de comer um sanduíche no trabalho (naquele horário que dá muita fome por volta de 17h e que poderia limitar a compulsão noturna) você opta por uns pãezinhos de queijo hoje, amanhã os biscoitinhos e não percebe quanto de gordura a mais pode estar ingerindo em seu dia a dia. Esteja certo que as calorias de uma maçã e um bombom são as mesmas! Mas se ingerirmos o bombom todos os dias no lugar da fruta, nosso corpo responderá de maneira diferente do que se tivesse ingerindo uma fruta (com menos açúcar, praticamente sem gorduras, rica em água, fibras, vitaminas e minerais). O mesmo raciocínio vale para o sanduíche e o pão de queijo. Ou você ainda insiste que é melhor negócio optar pelo pão de queijo porque não tem glúten??? Tudo é questão das escolhas que faz em seu dia a dia! Sem planejamento, você certamente continuará optando pelo mais prático que a maioria das vezes não é sinônimo de qualidade alimentar! Pense nisso, mude suas atitudes, fuja dos modismos!

Dra. Janaina Goston

 

 

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *