Dra, quero perder gordura e aumentar massa! É possível?

Este foi o papo com a apresentadora do Bom Dia Minas deste feriado (02-11-2016)!

bom-dia-minas-02-11-2016

  • Ainda que seja o objetivo de muitas pessoas, esta relação de perda de G e ganho de MM, nem sempre acontecerá ao mesmo tempo. Aos sedentários que passam a se exercitar comendo melhor, certamente poderá alcançar a tão desejada inversão. Após 3 meses de atividade físicas, é comum a manutenção do peso, mas mudança na composição corporal (menos G e mais massa), com percepção da imagem corporal *uma silhueta melhor e roupas mais frouxas ou com melhor caimento no corpo.
  • Por outro lado aqueles que já têm anos de treino regular, com dieta razoavelmente adequada, relatam maior dificuldade em ver esta mudança. Se levarmos em conta os métodos naturais (como dieta e treino, sem medicações que podem potencializar esses resultado de perda de G e ganho de MM) de fato há que se ter um acompanhamento com nutricionista e prof. de ed. fisica para que possamos adequar dieta à periodização de treinos. Em geral a dieta para perda de G envolve balanço calórico negativo, ou seja, consome-se menos e gasta-se mais. Há também necessidade de reduzir o consumo de carboidratos ao longo do dia (mas não zerá-lo afinal queremos que você continue tendo energia para treinar forte). Por outro lado a dieta para o ganho de massa envolve balanço positivo, ou seja mais calorias e mais proteínas (mas não exclusivamente em proteínas). Também o treino específico, descanso adequado e essencialmente genética favorável. Algumas pessoas terão mais facilidade em reduzir G, aumentar MM, têm distribuição de G mais bem distribuída, têm mais disciplina para treinar e seguir um plano alimentar individualizado. Se não é o seu caso, pois a genética é um fator não modificável, há que se esforçar muito mais mesmo!
  • Não existe dieta “cirúrgica” que te faça perder G somente na região abdominal (e não em pernas, rosto e peitoral), por isso quanto mais radical o método mais afastado você estará do seu objetivo ser alcançada de maneira segura, saudável e sustentável! Ainda a velha máxima de treino regular, com alimentação saudável para você é o que vale! Nada de restrições severas, exclusão de um ou mais grupos de alimentos, treinos sem orientação profissional, dieta do amigo pois você deve encontrar a estratégia que melhor se encaixe ao seu estilo de vida! Algo que seja sustentável para sua vida! Pense nisso e seja feliz!
  • Veja a entrevista na íntegra (inicio do bloco em 23:27min) aqui

 

 

Sobre Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)
Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *