Como escolher e comprar AZEITES?

Azeites são óleos cujas características nutricionais estão associadas a benefícios à saúde, dentre eles prevenção de doenças cardiovasculares. Também podem auxiliar no bom funcionamento do intestino, oferecer saciedade e dar sabor às refeições!

Mas você sabe como escolher um bom azeite?

Em primeiro lugar vamos diferenciá-los:

Os Extra-virgem são óleos provenientes de azeitonas de muito boa qualidade, da primeira prensagem e com baixos teores de ácidos graxos livres (< 0,5 %);  Na segunda prensagem extrai-se o azeite virgem com teor de ácidos graxos livres menor que 2,0 %. O resíduo da extração por prensagem é extraído por solventes, refinado e misturado aos azeites de qualidade inferior (virgens, refinados, lampantes).

Os melhores azeites do mundo não estão no Brasil e sim na Espanha, Portugal, Grécia e Itália. Assim a chance de comprarmos marcas fraudadas ou de má qualidade aumentam em nosso país. Especialistas em azeites os identificam por algumas características organolépticas: frutados, amargor e picância.  Todas essas propriedades são percebidas em provas de degustação.  Mas àqueles que não são treinados para isso nos resta identificá-los por alguns pontos:

1) Prazo de validade: em geral as indústrias incluem nos rótulos o número do lote, data de envase e data de validade (os melhores são aqueles com até 18 meses entre colheita e envase);  quanto mais novo, melhor!

2) Os vidros, embalagens devem ser escuras, e a rotulagem deve conter a orientação “manter em local fresco, seco, e ao abrigo de luz e calor”, pois estas são características que diminuem seu tempo de prateleira e consequentemente alteram o sabor. Não deixe azeite guardado em local claro, abertos, armazenados em vidros claros pois só contribuem para danificá-los.

3) O preço qualifica o produto. Azeite bom, portanto, é mais caro mesmo!

4) Procure informações sobre certificação nos produtos comprados dentre eles DOP (Denominação de origem protegida), Halal Control (inspeção independente que certifica produtos dentre eles os alimentícios) e produtos do mundo premiados pelo COI (Comitê Oleícola Internacional) instituição mais respeitada no setor de azeitonas e azeites! Conheça a lista de premiados no mundo!

Dados dos produtos comercializados no Brasil:

Recentemente uma pesquisa publicada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou irregularidades em 45 marcas de azeite comercializados no País. Para a inspeção, foram coletados produtos de 140 marcas nos últimos dois anos. A equipe de fiscalização inspecionou 279 amostras de 214 lotes. Do total, 38,7% dos produtos tinham problemas e 79% das irregularidades eram relacionadas à baixa qualidade. 

A Proteste publicou fraudes em diversas marcas, dados publicados no site da Veja.com que também relata marcas dos mais bem classificados. Veja os resultados da Proteste aqui !

Sem qualquer conflito de interesses com as marcas, a seguir deixo um vídeo ilustrativo de como ocorre a produção até o envase dos azeites. 

https://youtu.be/MTcAdPyZ7s8%20

Também um site para informações sobre o universo do azeite que vale conhecer.

Os azeites  deixam sua marca pelo sabor e as características benéficas amplamente divulgadas das civilizações mediterrâneas para o mundo. Os nutricionistas incentivam seu consumo. Ainda que calóricos (1 col sopa ~100Kcal), podem fazer parte da harmonização de pratos e receitas (usados à frio ou expostos por pouquíssimo tempo em altas temperaturas, pois não devem ser aquecidos na culinária) podem compor as gorduras essenciais da dieta no lugar das saturadas provenientes de origem animal. Como abacates e sementes oleaginosas, têm papel importante na ingestão de gorduras que o corpo não produz (ditas essenciais) e desta maneira 1 a 2 colheres de sopa por dia dão aroma, paladar e saciedade aos nossos pratos! Pesquise sempre preços e informações sobre a data de validade do azeite que está comprando! Aprecie o sabor, seja feliz!

Dra. Janaina Goston

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ˆ Back To Top