Páscoa…chocolates: devo?

Nesta época como resistir aos chocolates!!! A 1a coisa a pensar é o real sentido da Páscoa! Chocolates são o que menos importa certo?Peixes, do contrário, são indispensáveis no feriadão! Em meio às promessas da Quaresma, a adesão às dietas são mais facilmente cumpridas neste período. Mas, independente às dietas e/ou culturas religiosas, peixes poderiam fazer parte do cardápio o ano inteiro certo? Aos olhos de quem se dedica à ciência da nutrição, como eu, aí vão 10 reflexões:

  1. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação ou reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer.
  2. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre nossas eventuais “recaídas”.
  3. Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, e todos juntos, é submeter-se a cruel castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. São sentimentos que mais colaboram para desequilibrar nosso organismo do que para manter uma silhueta saudável. Um dia de chocolates nesta época não vai estragar nosso “verão”, mas se associado a outros hábitos equivocados pode sim detonar seus resultados!
  4. O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada e exercícios regulares. Por isso mantê-los inclusive no isolamento social!
  5. Mais que estimular as dietas “detox” o que se deve pensar é no reequilíbrio da nutrição para o corpo e que esta base seja uma real meta de estilo de vida para VOCÊ!
  6. Há certamente como conciliar emagrecimento com prazer! Se estivermos bem com nós mesmos, saberemos como equilibrar isso.
  7. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam nossa cota de insatisfação e ansiedade.
  8. Por isso acredito que para aqueles que se preocupam ou pensam em adotar práticas alimentares saudáveis, a semana santa ou qualquer outro feriado do ano, não representa risco algum para sua silhueta e sua saúde.
  9. Pensar que não vamos ao cinema para comer a pipoca mas sim ver um bom filme, o mesmo vale para Páscoa, encontrar qual o real sentido da mesma. Será que são mesmo os chocolates?
  10. Seja feliz!

Publicado por

Dra. Janaina Goston

Dra. Janaina Goston, especialista em nutrição esportiva - Belo Horizonte Doutora em Saúde Pública (Faculdade Medicina UFMG), Mestre em Ciência de Alimentos (Faculdade Farmácia UFMG), Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)